Como Montar um Posto de Gasolina

Se você está lendo este artigo provavelmente já está decidido a montar um posto de gasolina desde o início. Contudo, caso você ainda não tenha pensado na possibilidade de comprar um posto de combustível já operacional sugerimos a leitura de nossos outros artigos: “Montar ou comprar um posto de gasolina?” e “Comprar Posto de Gasolina“. Dessa forma, você pode ter uma ideia melhor de qual alternativa é mais adequada ao seu perfil.

Para você já está decidido a abrir seu posto de gasolina e passar por todo o processo de construção e licenciamento damos aqui algumas dicas que podem lhe ajudar na montagem de seu posto de abastecimento de combustíveis.

Localização do posto

A localização do posto de combustíveis é fator crítico ao sucesso de um negócio de revenda e abastecimento de combustíveis. Nesse contexto você deve dedicar esforços ao máximo para encontrar o terreno ideal para a abertura de seu posto.

Caso você não tenha nenhum contato com o ramo de postos é extremamente recomendado que você contrate um assessor independente que pode avaliar a viabilidade comercial do seu terreno ou até mesmo procurar um terreno adequado aos seus objetivos financeiros. O custo envolvido na prestação da assessoria é irrisório se comparado ao impacto que a escolha equivocada do terreno pode acarretar ao seu negócio.

Abaixo seguem alguns aspectos que devem ser analisados enquanto da escolha do terreno:

  • Legal e Meio ambiente

O licenciamento ambiental de um posto de combustível além de ser extremamente demorado é impeditivo em casos extremos. Por exemplo: locais próximos a nascentes, arroios, rios, etc…; necessitam estar distantes das instalações do posto o que pode reduzir a área útil do terreno à alguns poucos metros. O ideal é ter os principais critérios ambientais em mente antes de escolher o terreno.

Para cada município brasileiro existe uma regra específica para a distância mínima entre postos de abastecimento de combustíveis. Inicialmente esse critério é impeditivo para a abertura de um novo posto de combustível, entretanto existem possibilidades de disputas judiciais caso seu terreno esteja em desacordo com essas normas. No próximo tópico desse artigo, “Licenciamento do Posto”, damos maiores detalhes sobre as licenças necessárias.

  • Concorrência

Caso você não tenha certeza do potencial de lucro existente na sua região sugerimos uma breve análise do mercado através do site da ANP (agência nacional de petróleo). No site da agência nacional de petróleo é possível analisar todos os postos legalizados de seu município e o valor pago por litro de combustível da última compra feita pelo posto, assim como o último valor de venda informado pelo posto à ANP.

Vamos exemplificar um caso de cidade com guerra de preços, fuja desses casos, e um caso de mercado com grande potencial de lucro.

Na cidade de Ourinho em SP em 16/04/13 o preço médio de compra do litro da gasolina é de R$2,348 enquanto que o valor de venda é de R$2,555. Nesse caso a margem bruta média por litro vendido de gasolina é de R$ 0,207, ou seja a margem de lucro bruto é de 8,1% do faturamento.

Já na cidade de Cabo Frio no RJ, na mesma data, o preço médio de compra por litro de gasolina é de R$2,631 e o preço médio de venda do mesmo litro é de R$3,254. Nesse caso a margem bruta por litro de gasolina vendido é de R$0,623, ou seja a margem de lucro bruto é de 19,1% do faturamento.

Obviamente os preços de compra e venda são apenas um aspecto a ser levado em consideração, já que, mesmo com margens brutas significativas, um posto pode não possuir volume de venda suficiente, e pode não cobrir os custos mínimos de sua operação.

  • Distribuidora

Se você deseja fazer uso de uma marca já estabelecida no mercado como as das grandes distribuidoras nacionais é bom levar em consideração os postos existentes próximos a localidade de seu terreno. Normalmente, quando já existe um posto de combustível de uma grande bandeira próximo ao seu terreno essa distribuidora pode não se interessar pelo seu negócio, mesmo que o potencial de venda da localização de seu terreno seja grande.

Nesse caso o ideal é procurar distribuidoras concorrentes àquela que já possui posto na sua região, assim existem maiores chances de ser aceito pela distribuidora, já que está tem o interesse de “marcar território”.

Licenciamento do posto

Se você já possui o terreno em que pretende abrir o posto de gasolina é hora de iniciar o burocrático processo de obtenção das licenças para poder construir o seu posto. As etapas a seguir podem ter nomes diferentes em cada região do país, mas a princípio o processo é o mesmo

  • Viabilidade da Prefeitura

A certidão de viabilidade de posto de combustível emitida pela prefeitura é o primeiro passo para permitir a instalação do posto em seu terreno.

Para saber as distâncias mínimas permitidas entre postos na sua cidade sugerimos uma pesquisa inicial ao site Leis Municipais, contudo para que você tenha certeza da viabilidade do posto é sempre recomendado uma visita à prefeitura de sua cidade. Existe também um projeto de lei federal, já aprovado, que barrará a abertura de postos que estão à menos de 2,5km de distância de outro posto. Atualmente essa lei não está vigorando, mas caso você não viabilizar a construção de seu posto em um curto prazo é possível que não consiga mais fazê-lo.

  • Licenças Ambientais

Cada estado brasileiro possui uma instituição que regula todas as atividades que podem apresentar algum impacto ao meio ambiente da região. Dessa forma é necessário que você se informe das peculiaridades do licenciamento ambiental na sua região.

No estado do Rio Grande do Sul a instituição responsável pela liberação ambiental de postos é a FEPAM (Fundação Estadual de Proteção Ambiental Henrique Luiz Roessler), no estado de São Paulo é a CETESB a responsável, em Santa Catarina é a FATMA. Em cada estado existe uma instituição responsável, na maioria são necessários três passos para concluir o licenciamento, contudo existem estados em que a as duas primeiras licenças são integradas. Bom, vamos exemplificar o processo de liberação das licenças pelo método mais comum, como na FEPAM, onde são três etapas:

–       Licença Prévia: permissão inicial para que um posto seja colocado no seu terreno;

–       Licença de Implantação: permissão para que a construção do posto seja realizada no terreno conforme o projeto apresentado;

–       Licença de Operação: permissão para operar um negócio de revenda de combustível no imóvel construído.

O processo de obtenção das licenças ambientais é demorado e burocrático envolvendo a apresentação de diversos documentos e pagamentos de taxas para que a licença seja disponibilizada. O tamanho de seu empreendimento influi nas taxas pagas, então tenha certeza de que você está certo do tamanho do posto desde a primeira etapa, isso pode lhe economizar alguns milhares de reais.

  • Departamentos de Infraestrutura e Transportes (Postos de Estrada)

Caso o seu terreno se encontre em uma rodovia estadual ou federal é obrigatório que você obtenha a licença de construção do posto de combustível na rodovia. Isso é necessário porque a construção do posto implica em criar faixas de rodagem que saem da rodovia e entram no seu posto de combustível e vice versa.

Para rodovias federais o órgão que disponibiliza essa licença é o DNIT. O processo de obtenção dessa licença só pode ser iniciado no momento que você já possui o projeto de construção do posto com a responsabilidade técnica assinada. O pré-projeto ou anteprojeto não é válido para a entrada do pedido de licença junto à essas instituições.

  • Certificado ANP

Essa é a última etapa, seu propósito é certificar postos de combustíveis que podem atuar no mercado de varejo de combustíveis. Para sua obtenção é necessário ligar ou dirigir-se ao escritório mais próximo da ANP (agência nacional de petróleo). Caso todas as etapas anteriores foram concluídas, obter o certificado da ANP não será um problema.

Bandeira Branca ou Marca da Distribuidora?

Você já tem o terreno e obteve ao menos a licença da prefeitura para abertura de um posto? Então você já pode pensar em iniciar o contado com alguma distribuidora de combustíveis para fazer uso de uma marca forte. Mas será que essa realmente é a melhor alternativa para o seu negócio?

Postos de bandeira branca, ou postos com marca própria, são postos que possuem o direito de trocar de fornecedor à qualquer momento. Esse é um dos principais benefícios de operar um posto sem o apoio de uma distribuidora. Dessa forma, você pode comprar somente daquelas distribuidoras que lhe venderem pelo menor preço, lhe garantindo uma margem potencialmente maior.

Isso não acontece quando você possui contrato de compra e venda mercantil (CVM) com um grande distribuidor como BR, Ipiranga ou Shell. Você, neste caso, possui metas de vendas mensais, que caso não sejam cumpridas podem implicar, em último caso, na rescisão contratual.

Em contrapartida, fechar o contrato de CVM com uma grande empresa, normalmente permite que você receba uma antecipação pelo desempenho esperado. Esses valores da bonificação, muitas vezes, permitem que boa parte da construção do posto seja realizada. Não é possível prever a bonificação para determinado terreno, pois isso vai variar de acordo com o interesse da distribuidora no seu terreno, o custo do seu projeto, potencial de venda do futuro posto, concorrência que você terá e é claro sua habilidade em negociar.

Ainda, no caso do fechamento do contrato com uma grande distribuidora você conta com a assessoria dessa empresa em diversos aspectos da operação, além de ter uma expectativa maior de venda devido a confiança existente nas grandes marcas.

Assim, com postos de bandeira branca você possui maior força ao negociar pela compra do combustível, mas terá que arcar com todos os custos de construção do posto. Já para postos com a marca de distribuidoras, você pode financiar parte da construção do posto com a bonificação definida em contrato, mas será obrigado a comprar apenas dessa distribuidora e cumprir as metas estipuladas por ela.

Por fim, depende de suas expectativas qual a melhor opção para seu negócio. Acredito que com esse pequeno embasamento você já tenha condições de optar pela alternativa mais adequada.

Considerações Finais

Tentamos nesse artigo expor detalhes da montagem de um novo posto de gasolina, mas ainda assim existem muitas peculiaridades inerentes à esse negócio que devem ser tratadas caso a caso. Se você necessitar de consultoria para postos de combustíveis, estamos aptos a auxiliá-lo, reduzindo assim os riscos existentes nesse ramo e aumentando as suas chances de criar um novo negócio de sucesso. Sucesso nessa nova empreitada!

3 comments

  1. Excelente explicação, no entanto, faltou mencionar que o projeto arquitetônico do Posto deve ser elaborado por um arquiteto especializado em Postos de Combustíveis. O terreno pode ser bom, o fluxo de veículos da via pode ser intenso, mas um projeto arquitetônico mal elaborado MATA o posto. E digo mal elaborado no sentido de não privilegiar justamente todos os fatores que podem ser favoráveis à um Posto. Sou arquiteta especializada em projetos arquitetônicos para Postos de Combustíveis (postos novos, reformas, lojas de conveniências, modernizações, adequações às legislações,…) À disposição pelo fone/whats: 41-9165 0678 Josiane R. Alencar.

  2. Josiane,
    muito obrigado pelo comentário!

    De fato, é muito importante se atentar ao projeto do posto, determinadas características podem prejudicar sua operação e gestão. A experiência de profissionais especializados podem claramente eliminar tais problemas.

    Lembrando aos leitores, sempre busque profissionais qualificados e pesquise bem o profissional antes de contratá-lo, lembre que ele será responsável por uma parte importantíssima de seu futuro negócio.

  3. nao entendi mt bem….se eu fechar contrato com uma distribuidora ela monta o posto e eu administro depois de pronto ?

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